Elevador Lacerda ao entardecer

Salvador, capital da Bahia, é uma cidade litorânea brasileira, notável pelo seu misticismo, gastronomia, música e arquitetura. Seu Carnaval acontece anualmente e é considerado como a maior manifestação popular de rua do planeta. Festa essa, que atrai milhares de turistas de todas as partes do mundo.

Carnaval no circuito Barra-Ondina

Neste paraíso de sol e praia misturam-se todas as raças, crenças e culturas de que o país é feito. De heranças africanas, as baianas do acarajé, com seus adereços, nos oferta em seus tabuleiros os deliciosos acarajés e abarás acompanhado de pimenta e camarão. Iguarias deliciosas feitas com feijão fradinho. O acarajé é frito no azeite de dendê e o abará cozido na folha da bananeira. A baiana do acarajé é um patrimônio cultural dessa terra e do mundo.

Uma linda baiana do acarajé no Farol da Barra

Salvador está para capoeira, como a capoeira está para Salvador. A capoeira é uma marca registrada da cidade, sendo praticada por milhares de baianos. Essa arte marcial é praticada ao ritmo de cantorias ao som do berimbau, pandeiro e timbal. É uma arte marcial diferenciada de todas outras, a capoeira é um estado de espírito, onde o corpo ginga e a alma dança.

Roda de capoeira em Salvador formada por turistas

Quando o assunto é religiosidade, Salvador, é insuperável conta com 372 igrejas católicas, centenas de igrejas evangélicas, alguns centros de espiritismo e outras tantos terreiros de candomblé. Não é atoa que foi batizada com o nome de São Salvador de Todos os Santos. Sua igreja mais famosa é a do Nosso Senhor do Bonfim, onde anualmente se realiza a famosa Lavagem do Bonfim feita pelas baianas do acarajé.

Lavagem da Igreja do Bonfim pelas baianas

O Pelourinho, patrimônio Histórico da Humanidade, é um dos pontos turísticos mais vistados em Salvador. Os visitantes se deslumbram diante a sua arquitetura, com seus casarões multicoloridos e o restaurante do Senac onde são servidas a tradicional comida típica baiana. Quem for por lá vale a pena visitar este restaurante. O Pelourinho tem muito mais ainda, lojas de artesanato, rodas de capoeira e se der sorte vai dançar ao som do Olodum.

Pelourinho e o grupo Olodum

Um dos points de Salvador é a Sorveteria da Ribeira localizada na Ribeira e no Imbuí. Esse é o sorvete sabor da fruta, quem prova vira freguês, porque é muito bom mesmo, prova disso são as visitas constantes de celebridades como Ivete Sangalo, Rodrigo Santoro, Margareth Menezes, Saulo Fernandes, Gilberto Gil e tantos outros… quem vier a Salvador lembre-se de visitar e provar o melhor sorvete da terra, da Sorveteria da Ribeira.

Sorveteria da Ribeira

A gastronomia baiana tradicional é muito diversificada mas a maioria dos pratos típicos tem um ingrediente em comum o azeite de dendê, que vai na fritura do acarajé, na tradicional moqueca de peixe, mariscada, caruru, vatapá, xinxim de bofe, xinxim de galinha e outros pratos diferentes como o sarapatel, a feijoada baiana e tantos outros… tá com água na boca, então chegando a Salvador não deixe de visitar o restaurante do Senac no Pelourinho especialista na típica e tradicional culinária baiana. E o melhor o preço é bastante convidativo.

restaurante do Senac no Pelourinho

O Mercado Modelo é um dos points mais visitados em Salvador pelos turistas. Foi fundado em 1912, conta com mais de 250 lojas com a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com dois dos mais tradicionais restaurantes da culinária baiana, o Maria de São Pedro, com oitenta anos de existência e o Camafeu de Oxossi. Quem vem a Salvador, e quer levar uma lembrancinha da boa terra, esse é o local indicado.

Mercado Modelo

A época de maior vinda de turistas para Salvador, é a época das festas marcada pelo Carnaval, nesse período geralmente o turista não tem tempo para visitar as nossas praias. Mais quando vier de férias ou em um feriadão prolongado, não deixe curtir as nossas praias, melhores são a do Farol da Barra, Jacuípe, Piatã, Itapuã, Stella Maris e a belíssima praia do Flamengo… Já fora do município de Salvador, se tiver condições dê uma esticadinha até a Praia do Forte, visite o Projeto Tamar… nessa região encontra-se praias belíssimas como a de Itacimirim para prática do surf, windsurf, parapente, andar de caiaque e lógico curtir um delicioso banho de mar. Essa região tem uma boa estrutura para atender seus visitantes…

Deliciosa praia do Flamengo

O vídeo abaixo festeja com o coração nossa cidade de Salvador, minha terra amada e querida.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui