Salvador, capital da Bahia, é uma cidade litorânea brasileira, notável pelo seu misticismo, gastronomia, música e arquitetura. Seu Carnaval acontece anualmente e é considerado como a maior manifestação popular de rua do planeta. Festa essa, que atrai milhares de turistas de todas as partes do mundo.

Neste paraíso de sol e praia misturam-se todas as raças, crenças e culturas de que o país é feito. De heranças africanas, as baianas do acarajé, com seus adereços, nos oferta em seus tabuleiros os deliciosos acarajés e abarás acompanhado de pimenta e camarão. Iguarias deliciosas feitas com feijão fradinho. O acarajé é frito no azeite de dendê e o abará cozido na folha da bananeira. A baiana do acarajé é um patrimônio cultural dessa terra e do mundo.

Salvador está para capoeira, como a capoeira está para Salvador. A capoeira é uma marca registrada da cidade, sendo praticada por milhares de baianos. Essa arte marcial é praticada ao ritmo de cantorias ao som do berimbau, pandeiro e timbal. É uma arte marcial diferenciada de todas outras, a capoeira é um estado de espírito, onde o corpo ginga e a alma dança.

Quando o assunto é religiosidade, Salvador, é insuperável conta com 372 igrejas católicas, centenas de igrejas evangélicas, alguns centros de espiritismo e outras tantos terreiros de candomblé. Não é atoa que foi batizada com o nome de São Salvador de Todos os Santos. Sua igreja mais famosa é a do Nosso Senhor do Bonfim, onde anualmente se realiza a famosa Lavagem do Bonfim feita pelas baianas do acarajé.

O Pelourinho, patrimônio Histórico da Humanidade, é um dos pontos turísticos mais vistados em Salvador. Os visitantes se deslumbram diante a sua arquitetura, com seus casarões multicoloridos e o restaurante do Senac onde são servidas a tradicional comida típica baiana. Quem for por lá vale a pena visitar este restaurante. O Pelourinho tem muito mais ainda, lojas de artesanato, rodas de capoeira e se der sorte vai dançar ao som do Olodum.

Um dos points de Salvador é a Sorveteria da Ribeira localizada na Ribeira e no Imbuí. Esse é o sorvete sabor da fruta, quem prova vira freguês, porque é muito bom mesmo, prova disso são as visitas constantes de celebridades como Ivete Sangalo, Rodrigo Santoro, Margareth Menezes, Saulo Fernandes, Gilberto Gil e tantos outros… quem vier a Salvador lembre-se de visitar e provar o melhor sorvete da terra, da Sorveteria da Ribeira.

A gastronomia baiana tradicional é muito diversificada mas a maioria dos pratos típicos tem um ingrediente em comum o azeite de dendê, que vai na fritura do acarajé, na tradicional moqueca de peixe, mariscada, caruru, vatapá, xinxim de bofe, xinxim de galinha e outros pratos diferentes como o sarapatel, a feijoada baiana e tantos outros… tá com água na boca, então chegando a Salvador não deixe de visitar o restaurante do Senac no Pelourinho especialista na típica e tradicional culinária baiana. E o melhor o preço é bastante convidativo.

O Mercado Modelo é um dos points mais visitados em Salvador pelos turistas. Foi fundado em 1912, conta com mais de 250 lojas com a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com dois dos mais tradicionais restaurantes da culinária baiana, o Maria de São Pedro, com oitenta anos de existência e o Camafeu de Oxossi. Quem vem a Salvador, e quer levar uma lembrancinha da boa terra, esse é o local indicado.

A época de maior vinda de turistas para Salvador, é a época das festas marcada pelo Carnaval, nesse período geralmente o turista não tem tempo para visitar as nossas praias. Mais quando vier de férias ou em um feriadão prolongado, não deixe curtir as nossas praias, melhores são a do Farol da Barra, Jacuípe, Piatã, Itapuã, Stella Maris e a belíssima praia do Flamengo… Já fora do município de Salvador, se tiver condições dê uma esticadinha até a Praia do Forte, visite o Projeto Tamar… nessa região encontra-se praias belíssimas como a de Itacimirim para prática do surf, windsurf, parapente, andar de caiaque e lógico curtir um delicioso banho de mar. Essa região tem uma boa estrutura para atender seus visitantes…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui